APRESENTAÇÃO

O QUE É O PET?

O PET é a sigla para Programa de Educação Tutorial, que é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). “É desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa. Atualmente o “número de grupos é 842 distribuídos entre 121 IES.” (Ministério da Educação)

Para mais informações sobre o Programa de Educação Tutorial clique aqui.

SOBRE O PET EDUCAÇÃO UFV

O Grupo PET Educação: Conexões de Saberes da UFV foi criado em dezembro de 2010, através da proposta da Prof.ª Doutora Wânia Maria Guimarães Lacerda, com 12 bolsistas e 6 não bolsistas. Possuindo como temática “Acesso e permanência de estudantes de camadas populares à universidade” e ligado ao curso de Pedagogia. Ao longo de sua existência passaram por sua tutoria quatro professoras do Departamento de Educação da UFV: A professora Doutora Wânia Maria Guimarães Lacerda (2010-2011; 2012-2018), a Prof.ª Doutora Alvanize Valente Fernandes Ferenc (2011-2012), a Prof.ª Doutora Cristiane Aparecida Baquim (2018-2023) e atualmente, nossa Tutora é a Prof.ª Doutora Maísa Aparecida de Oliveira, que iniciou sua trajetória no ano de 2023.

Desde sua criação o programa desenvolve diversas atividades ligadas à tríade ensino pesquisa e extensão. Em seu início o PET EDU, como é conhecido popularmente, no que se refere ao ensino desenvolvia atividades como: seminários, leituras relacionadas à literatura que versa sobre o acesso e permanência dos estudantes de camadas populares na universidade pública; discussão de textos clássicos da Sociologia e Filosofia sobre noções e teorias estudadas ao longo do curso de Pedagogia, além de outras temáticas. Já na extensão o grupo realizava o projeto intitulado “Escola de Pais” que se propunha a trabalhar com pais de alunos de camada popular em instituições que atenda este público, além das viagens técnicas aos museus em diversas regiões com a intenção de enriquecer o capital cultural dos estudantes, visto que muitos deles não possuem condições financeiras para custear viagens a outras cidades ou estados, ficando privados da apropriação dos espaços culturais.

O QUE O PET/EDU FAZ ATUALMENTE?

O PET EDU permanece desenvolvendo atividades que correlaciona à tríade: pesquisa, ensino e extensão.  No ensino realizamos capacitações, minicursos e oficinas. Dentre estas ações podemos destacar o minicurso dado pelos petianos na XXI Semana Acadêmica da Pedagogia sobre a Realidade Aumentada como recurso didático-metodológico e a viagem técnica que fizemos para o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Além disso, sempre separamos um material (que pode ser documentário, filme ou artigo) para discutirmos em conjunto e o nosso último encontro de discussões foi sobre a série “Segunda Chamada”, visando a contribuição para a formação docente dos petianos e dos estudantes do curso de Pedagogia.

Na extensão, o PET desenvolve um projeto denominado CompartilhaPET em parceria com a secretaria municipal de educação de Viçosa, que tem por objetivo capacitar os profissionais e funcionários das creches filantrópicas de Viçosa, já foram feitas as capacitações sobre Mediação de Conflitos também com a Patrícia Lima do CEJUSC, e sobre Desenvolvimento Infantil com professora Doutora Maria de Lourdes Mattos Barreto, do Curso de Educação Infantil da UFV; destacamos também nossa atuação no Projeto Remição pela Leitura, que consiste na correções de resenhas de Pessoas Privadas de Liberdade de um presídio da região. Por fim, o projeto CompartilhaTec foi um projeto desenvolvido em parceria com o PIBEX, coordenado pela petiana Júlia Sampaio, que teve como objetivo levar a Realidade Aumentada e a Inteligência Artificial como um recurso didático-metodológico para professores e alunos de algumas escolas públicas de Viçosa.

Na pesquisa atualmente os membros do PET desenvolvem pesquisas científicas individuais de acordo com as temáticas educacionais segundo suas aspirações e interesses no decorrer da graduação. Nossa última pesquisa pesquisa coletiva sobre a História dos 50 anos do curso de Pedagogia da UFV, se iniciou no ano de 2019 e se resultou em um capítulo no E-book “50 anos de memórias e desafios (1971-2021)”, lançado em 2022.

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress